A formação habilitante deve ser realizada junto de entidades certificadas pela ANACOM, como "O Sábio de Lago", que cumpre os requisitos previstos na Portaria n.º 377/2015, de 21 de outubro.
Destinatários
Técnicos de áreas de formação de electricidade e energia; electrónica e automação e técnicos de telecomunicações.
O técnico que pretenda exercer a atividade de instalador ITED tem de requerer o respetivo título profissional, preenchendo o pedido para a atribuição de título profissional de instalador ITED-ITUR.
Deve ainda possuir as qualificações previstas na alínea b), do artigo 74.º, do Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio, e subsequentes alterações.
O Decreto-Lei nº 123/2009, de 21 de Maio, alterado e republicado recentemente pela Lei 47/2013 de 10 de Julho estabelece o novo regime de instalação das ITED e respectivas ligações às redes públicas de telecomunicações, bem como o regime da actividade de certificação das instalações e avaliação de conformidade de equipamentos, materiais e infra-estruturas.
Este mesmo regulamento consagra ainda que a instalação, a alteração e a conservação das ITED devem ser efetuadas por instalador habilitado.
O presente curso visa habilitar os formandos em termos técnicos para a instalação do projecto ITED de acordo com as regras técnicas aplicáveis o que permitirá a sua qualificação junta do ICP-ANACOM.
Legislação, normas e regulamentos em vigor Sistemas de cablagem em par de cobre, cabo coaxial e fibra ótica Caracterização das ITED Materiais, dispositivos e equipamentos (constituição e características) Classificações ambientais – regras MICE Proteções, ligações à terra e alimentação elétrica das ITED Serviços de telecomunicações suportados numa instalação (ITED) Projeto ITED
Projeto ITED - modelo de projeto de uma moradia unifamiliar Instalação Ensaios obrigatórios em redes de cabos de pares de cobre e cabo coaxial e fibra ótica, segundo o manual ITED Interpretação e validação dos resultados dos ensaios às redes de cabos Simulação de falhas e deteção das mesmas Manutenção e conservação das ITED Procedimento de avaliação das ITED Realização do relatório de ensaios de funcionalidade Elaboração do termo de responsabilidade de execução da instalação
Noções sobre Noções sobre micro-ondas Rede de cabo coaxial para um sistema CATV e S/MATV Definição e características dos vários tipos de comunicação Constituição e características das várias antenas Projeto ITED – interpretação dos seguintes pontos de um projeto apresentado Análise da documentação técnica do projeto apresentado Análise da memória descritiva do projeto apresentado Análise do orçamento do projeto apresentado Com base em esquemas existentes execução da montagem de partes de algumas das principais instalações existentes num edifício, com pelo menos 4 frações autónomas, nomeadamente montar duas a três das seguintes instalações: - Infraestruturas de telecomunicações - Sistema de videoporteiro/porteiro elétrico - Instalações SADI/SADIR - Sistemas de intercomunicadores Execução dos ensaios obrigatórios em redes de cabos de pares de cobre e cabo coaxial e fibra ótica, definidos no manual ITED Interpretação e validação dos resultados dos ensaios às redes de cabos Simulação de falhas e deteção das mesmas Manutenção e conservação das ITED Procedimentos de avaliação das ITED Realização do relatório de ensaios e funcionalidade Técnicas de orçamentação Relatório dos ensaios efetuados, segundo o manual ITED Nota: Fica à consideração, a escolha das montagens a realizar em função das especificidades regionais, dos equipamentos disponíveis ou outras, das quais as infraestruturas de telecomunicações é obrigatória
A avaliação dos resultados da aprendizagem incide sobre o domínio dos objectivos e permite a certificação em função da confirmação dos saberes e dos desempenhos de cada participante, ao longo de todo o processo formativo. Tendo em conta o momento, o modelo preconiza três tipos de Avaliação a aplicar na acção de formação:
- Avaliação inicial – de diagnóstico - Avaliação formativa (contínua) – (peso final por módulo de 30%)
Com base nos parâmetros: 1. Interesse; 2. Iniciativa; 3. Disponibilidade para aprender; 4. Espírito critico; 5. Clareza na comunicação; 6. Integração e Sociabilidade; 7. Assiduidade; 8. Pontualidade; 9. Capacidade de gestão comportamental
- Avaliação Sumativa - (peso final por módulo de 70%), realiza-se através de um teste escrito e/ou trabalho prático realizado ao longo das sessões das sessões de formação.
A avaliação final é a soma de 30 % da avaliação formativa com 70% da avaliação sumativa.
A nota final da Acção de formação, é constituída pela média das avaliações finais modulares expressa em termos quantitativos, numa escala de classificação de 0 a 20, convertível em Muito Insuficiente, Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
Outros momentos de avaliação: - A avaliação do processo formativo:
Todos os intervenientes preenchem o questionário de satisfação relativamente ao desempenho do formador e à realização da formação, como também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos.
- Avaliação pós formação: Questionário enviado aos formandos passados 6 meses do final da formação para avaliar a eficácia da ação de formação.
Estes questionários serão posteriormente alvo de análise e utilizados para processos de melhoria contínua
Será emitido um Certificado de Qualificações de acordo com a Portaria nº 66/2022, de 1 de fevereiro, emitido pelo Sábio de Lago na plataforma SIGO.
Para ter acesso ao certificado, é obrigatório que:
-Conclua o curso com aproveitamento (nota final igual ou superior a 10 valores) -Cumpra com o regime de assiduidade -Cumpra com todas as regras estipuladas no contrato de formação
Um curso muito interessante com uma excelente profissional como formadora. Sempre muito disponível para ajudar no que quer que fosse. Tudo muito bem estruturado e organizado.
Ricardo Seixas
.
Adorei o curso e a formadora é incrível, foi sempre muito atenciosa e é bastante fácil de aprender e adquirir novos conhecimentos com as técnicas usadas. Recomendo imenso!