Abordar a gestão de recursos humanos como factor estratégico no alcance dos objectivos de uma organização.
Destinatários
Directores e Responsáveis de Recursos Humanos, Directores e Responsáveis de Formação, Responsáveis do Departamento Pessoal/ Administrativo, Chefes de Equipa, Directores de Departamento, Técnicos de Recursos Humanos.
Os Formandos deverão aprender quais os conceitos referentes à Gestão de Recursos Humanos. Abordando a Gestão de Recursos Humanos como fator estratégico no alcance dos objetivos de uma organização
Como objetivos específicos, pretende-se que no final da ação de formação os formandos sejam capazes de:
- Efetuar Recrutamento, Seleção e Avaliação de Desempenho; - Elaborar contratos de trabalho; - Elaborar testes psicotécnicos; - Executar processamento de salários na ótica dos recursos humanos.
A função dos recursos humanos nas organizações. O recrutamento. Fontes do recrutamento (pesquisa interna e pesquisa externa). Recrutamento interno. Vantagens e desvantagens do recrutamento interno. Recrutamento externo. Vantagens e desvantagens do recrutamento externo. Técnicas de recrutamento externo. Recrutamento misto. Seleção de Pessoal. Técnicas de Seleção. Avaliação de Desempenho. Acolhimento e integração. A preparação e os objetivos. Sistemas de recompensa. Objetivos, fatores que influenciam os sistemas de recompensa. Recompensas intrínsecas e recompensas extrínsecas. Apresentação do programa em Excel para preenchimento do processamento de salários. Simulação do processamento, elaboração de recibo e declarações para a segurança social e retenção na fonte. Legislação laboral. Contrato de trabalho a termo certo, a termo resolutivo, a tempo parcial. Formalidades. Elementos obrigatórios no contrato. Período experimental. Caducidade. Processamento de salários. Cálculo da remuneração hora do funcionário. Horas extras e trabalho noturno. Exercícios Pedagógicos (Testes Psicotécnicos).
A avaliação dos resultados da aprendizagem incide sobre o domínio dos objectivos e permite a certificação em função da confirmação dos saberes e dos desempenhos de cada participante, ao longo de todo o processo formativo. Tendo em conta o momento, o modelo preconiza três tipos de Avaliação a aplicar na acção de formação:
- Avaliação inicial – de diagnóstico - Avaliação formativa (contínua) – (peso final por módulo de 30%)
Com base nos parâmetros: 1. Interesse; 2. Iniciativa; 3. Disponibilidade para aprender; 4. Espírito critico; 5. Clareza na comunicação; 6. Integração e Sociabilidade; 7. Assiduidade; 8. Pontualidade; 9. Capacidade de gestão comportamental
- Avaliação Sumativa - (peso final por módulo de 70%), realiza-se através de um teste escrito e/ou trabalho prático realizado ao longo das sessões das sessões de formação.
A avaliação final é a soma de 30 % da avaliação formativa com 70% da avaliação sumativa.
A nota final da Acção de formação, é constituída pela média das avaliações finais modulares expressa em termos quantitativos, numa escala de classificação de 0 a 20, convertível em Muito Insuficiente, Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
Outros momentos de avaliação: - A avaliação do processo formativo:
Todos os intervenientes preenchem o questionário de satisfação relativamente ao desempenho do formador e à realização da formação, como também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos.
- Avaliação pós formação: Questionário enviado aos formandos passados 6 meses do final da formação para avaliar a eficácia da ação de formação.
Estes questionários serão posteriormente alvo de análise e utilizados para processos de melhoria contínua
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso frequentado, irão obter um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação) como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso frequentado, irão obter um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação)como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
Testemunhos
O curso foi muito útil e interessante. Formador muito acessível e prestável, esclarecendo todas as dúvidas com prontidão e rapidez. Obrigado
Vitor Miguel Lopes Machado
Fiscal Obras
A formação foi extremamente útil e prática. Obrigada.