FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES B-LEARNING
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES B-LEARNING
DURAÇÃO: 90H
Modalidade
Formação B-Learning
Preço
160 € Isento de IVA
Este curso dirige-se a todos aqueles com habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano e uma actividade profissional relevante para aplicação na área da formação profissional.
Para formandos com o 12º ano é solicitado pela NETFORCE uma declaração a confirmar que tem pelo menos 5 anos de experiência profissional - Declaração de 5 anos de experiência profissional comprovada através de descontos para a Segurança Social ou contrato de trabalho.
Apresentação
O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores encontra-se estruturado em 9 módulos de formação de 10 horas cada:
MF1. Formador: Sistemas, Contextos e Perfil MF2. Simulação Pedagógica Inicial MF3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação MF4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas MF5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação MF6. Recursos Didáticos e Multimédia MF7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem MF8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens MF9. Simulação Pedagógica Final ______________________________________
O curso ministrado em regime de B-Learning terá a duração total de 90 horas e respeitará a metodologia própria desta modalidade formativa: articulação entre formação presencial e formação à distância;
As 34 horas presenciais decorrerão nas instalações do Sábio de Lago, em Lago, Amares.
As sessões online serão ministradas em Plataforma Moodle - possuirão as características que definem esta modalidade formativa:
* Momentos de Formação Presencial / Em sala (34 Horas) * Momentos de Comunicação Síncrona: Chat/Videoconferência (14 Horas) * Momentos de Comunicação Assíncrona (Forúm)/Auto-estudo:(42 Horas)
Incentiva-se a interacção entre participantes e e-formador;
Privilegia-se neste Curso a discussão e a reflexão critica (Chat e Fórum) entre todos os intervenientes (participantes e e-formador), através do estímulo proporcionado pelos tópicos a ministrar bem como pela apresentação e discussão de estudo-de-casos, exercícios e convite ao auto-estudo.
Destinatários
Este curso dirige-se a todos aqueles que tenham como habilitações mínimas a escolaridade obrigatória e uma actividade profissional relevante para aplicação na área da formação profissional.
Dirige-se também a pessoas com habilitações académicas iguais ou superiores ao 12º ano e formação cientifico-técnológica nas mais diversas áreas.
Para formandos com o 12º ano é solicitado pela NETFORCE uma declaração a confirmar que tem pelo menos 5 anos de experiência profissional.
Declaração de 5 anos de experiência profissional comprovada através de descontos para a Segurança Social ou contrato de trabalho
Os grupos serão formados de modo a agrupar níveis de escolaridade idênticos e o maior número possível de experiências profissionais de modo a proporcionar uma troca de vivências e saberes, que se poderá traduzir numa mais valia para o grupo de formandos.
Situar o papel de formador no contexto específico em que se desenvolve a formação; Definir o perfil de competências desejável; Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação; Seleccionar e aplicar os métodos, técnicas e meios pedagógicos mais apropriados aos objectivos definidos para a acção; Auto-avaliar o desempenho face ao perfil de competências desejado.
O pagamento é efectuado antes do curso iniciar para confirmar a vaga na turma.
No Portal Netforce:
O valor dos encargos procedimentais relativos à candidatura ao CCP é de 50 euros.
O CCP é emitido após o registo, análise do cumprimento dos requisitos de acesso ao CCP, e após pagamento dos encargos procedimentais previstos. É emitido de forma automática e por via eletrónica, através do Portal. O CCP ficará visível na Área Pessoal do formador, na opção “Certificados”.
O formador pode optar pela impressão do certificado ou pelo fornecimento do seu número, às entidades formadores que solicitem o seu CCP.
No caso dos formadores detentores do CAP – Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador, estes também podem fornecer o seu n.º de certificado uma vez que este corresponde ao código de certificação atribuído ao CCP.
A metodologia de acompanhamento e avaliação da formação baseia-se num conjunto de técnicas que visa identificar as formas, os tipos e os instrumentos disponíveis para realizar a respetiva avaliação, tendo por objetivo obter feedback de todos os participantes, imprimir qualidade em todo o sistema, promover um processo de melhoria contínua e aferir as aprendizagens.
A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:
- Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica (perfil de entrada dos formandos);
- Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): Avaliação formativa e sumativa (processo/desenvolvimento da formação); e - Avaliação final (no final da formação): Avaliação sumativa (perfil de saída).
É da responsabilidade de cada formador proporcionar as condições ideais para que a avaliação sumativa de cada módulo resulte efetivamente da ponderação de todos os elementos de avaliação definidos.
Será o Responsável e/ou Coordenador Pedagógico que, após obtenção das avaliações individuais dos formadores, fará a sua compilação e converterá o somatório quantitativo (1 a 5) das avaliações numa escala.
O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para o cálculo da Avaliação Final dos formandos.
Assim sendo, a Avaliação Final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
AVALIAÇÃO FINAL = [(0,10 X AD) + (0,3 X AS/OP)+ (0,30 X AS/CP) + (0,3 X AS/PI)]
A aprovação do formando no final do curso será determinada pelos seguintes critérios:
a) Considera-se que um formando teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ou superior ao nível 2, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Satisfatório” e tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso.
b) Considera-se que um formando não teve aproveitamento no curso quando a sua classificação final for igual ao nível 1, correspondendo em termos qualitativos a “Aproveitamento Insuficiente” ou não tendo registado uma assiduidade mínima de 95% sobre a duração global do curso, não podendo faltar a um sub-módulo inteiro.
Outros momentos de avaliação:
- A avaliação do processo formativo:
Todos os intervenientes preenchem o questionário de satisfação relativamente ao desempenho do formador e à realização da formação, como também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos.
- Avaliação pós formação:
Questionário enviado aos formandos passados 6 meses do final da formação para avaliar a eficácia da ação de formação.
Estes questionários serão posteriormente alvo de análise e utilizados para processos de melhoria contínua.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso frequentado, irão obter um Certificado de Competências Pedagógicas emitido pelo NETFORCE - Portal para a Formação e Certificação de Formadores e outros profissionais. É uma aplicação informática, disponibilizada e gerida pelo IEFP,I.P., a qual contém o Sistema de Informação de Formação e Certificação de Formadores, previsto no artigo 9º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.
Testemunhos
O curso foi muito útil e interessante. Formador muito acessível e prestável, esclarecendo todas as dúvidas com prontidão e rapidez. Obrigado
Vitor Miguel Lopes Machado
Fiscal Obras
A formação foi extremamente útil e prática. Obrigada.