862 - SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

Higiene e Segurança no Trabalho: em termos de HST, a situação que se vive nas empresas portuguesas em geral é extremamente preocupante, uma vez que, salvo raras excepções, não se verifica que as organizações possuam uma política de HST e de protecção dos seus trabalhadores. Não é por acaso que Portugal é o país da União Europeia com o maior número de acidentes de trabalho mortais.

A reversão desta situação passa por uma urgente mudança de mentalidades que é necessário operar através da formação e da qualificação de trabalhadores e chefias. Neste contexto é pertinente (e urgente) a realização de acções de formação que foquem assuntos como: legislação existente, segurança industrial, higiene no trabalho, prevenção de acidentes, prevenção e combate a incêndios, planos de emergência internos, análise de riscos e sistemas de gestão de HST.

Esta formação abrangerá todos os públicos que, de alguma forma, ocupem lugares chave na gestão de postos de trabalho, mas será também direccionada com contornos específicos para trabalhadores designados e empregadores de micro e pequenas empresas, onde a ausência de cuidados a este nível ainda é mais flagrante.