Reconhecer as responsabilidades relativas à execução de instalações de ITUR. Aplicar as boas práticas de instalação de câmaras de visita, redes de tubos e cabos. Reconhecer as boas práticas na realização de ensaios. Analisar e validar os resultados dos ensaios. Explicar as aplicações das redes Hybrid Fiber Coaxial (HFC). Executar o procedimento de avaliação das ITUR, submeter o termo de responsabilidade de execução da instalação e enviar o respetivo Relatório de Ensaios e Funcionalidade (REF).
Legislação, normas e regulamentos em vigor Termo de responsabilidade de execução da instalação Técnicas e procedimentos de instalação de repartidores, redes de cabos e dispositivos nos pontos de distribuição Técnicas e procedimentos de instalação de câmaras de visita e respetiva tubagem Regulamento dos Produtos de Construção (RPC) Ligações permanentes de redes de cabos das ITUR privadas - limites regulamentares Redes Hybrid Fiber Coaxial (HFC) Projetos ITUR ITUR – ensaios, simulação de falhas, deteção e correção Procedimento de avaliação das ITUR e Relatório de Ensaios e Funcionalidade (REF).
A avaliação dos resultados da aprendizagem incide sobre o domínio dos objectivos e permite a certificação em função da confirmação dos saberes e dos desempenhos de cada participante, ao longo de todo o processo formativo. Tendo em conta o momento, o modelo preconiza três tipos de Avaliação a aplicar na acção de formação:
- Avaliação inicial – de diagnóstico - Avaliação formativa (contínua) – (peso final por módulo de 30%)
Com base nos parâmetros: 1. Interesse; 2. Iniciativa; 3. Disponibilidade para aprender; 4. Espírito critico; 5. Clareza na comunicação; 6. Integração e Sociabilidade; 7. Assiduidade; 8. Pontualidade; 9. Capacidade de gestão comportamental
- Avaliação Sumativa - (peso final por módulo de 70%), realiza-se através de um teste escrito e/ou trabalho prático realizado ao longo das sessões das sessões de formação.
A avaliação final é a soma de 30 % da avaliação formativa com 70% da avaliação sumativa.
A nota final da Acção de formação, é constituída pela média das avaliações finais modulares expressa em termos quantitativos, numa escala de classificação de 0 a 20, convertível em Muito Insuficiente, Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
Outros momentos de avaliação: - A avaliação do processo formativo:
Todos os intervenientes preenchem o questionário de satisfação relativamente ao desempenho do formador e à realização da formação, como também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos.
- Avaliação pós formação: Questionário enviado aos formandos passados 6 meses do final da formação para avaliar a eficácia da ação de formação.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso frequentado, irão obter um Certificado de Qualificações emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação) como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
Testemunhos
Um curso muito interessante com uma excelente profissional como formadora. Sempre muito disponível para ajudar no que quer que fosse. Tudo muito bem estruturado e organizado.
Ricardo Seixas
.
Adorei o curso e a formadora é incrível, foi sempre muito atenciosa e é bastante fácil de aprender e adquirir novos conhecimentos com as técnicas usadas. Recomendo imenso!