0111 - TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA, EXECUÇÃO DE FOTOGRAFIA E EXPOSIÇÃO
0111 - TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA, EXECUÇÃO DE FOTOGRAFIA E EXPOSIÇÃO
DURAÇÃO: 50H
Modalidade
Formação não Financiada
Preço
280 € Isento de IVA
Apresentação
O domínio da arte fotográfica é uma competência cada vez mais transversal, e seja com uma câmara profissional, seja com uma câmara integrada no telemóvel, hoje em dia a fotografia faz parte da vida de todos nós, faz parte de diversas atividades profissionais, que por exemplo nas redes sociais e outros ambientes digitais se deparam com a necessidade de utilizar imagens, fotografias. Assim, dominar técnicas de fotografia é uma competência útil à dinâmica comercial e de comunicação de entidades de todos os tipos.
Destinatários
Futuros operadores de fotografia (ou atuais sem a qualificação profissional).
Profissionais de áreas diversas que necessitem usar fotografias, imagens na sua atividade, funções profissionais.
Outras pessoas com interesse na área/tema.
Pretende-se que no final da ação de formação os formandos sejam capazes de: Operar uma máquina de fotografia. Reconhecer as diferentes possibilidades de exposição, tendo em conta a composição fotográfica.
Pretende-se que no final da ação de formação os formandos sejam capazes de:
Identificar as diferentes funções de uma máquina de fotografia. Aplicar as diferentes possibilidades de exposição, tendo em conta a composição fotográfica. Aplicar as noções de perspetiva e escala. Descrever a regra dos terços. Reconhecer a diferença sobre sobre-exposição e sub-exposição.
Método expositivo e interrogativo: combinados para a transmissão de conhecimentos, instruções, validação de conhecimentos e promoção da participação. Método demonstrativo e ativo: combinados para o treino/exercícios práticos por parte dos formandos.
Avaliação das aprendizagens - A avaliação dos resultados da aprendizagem incide sobre o domínio dos objectivos e comportamento do formando, permitindo a certificação em função da confirmação dos saberes e dos desempenhos de cada participante, ao longo de todo o processo formativo. Tendo em conta o momento, o modelo preconiza três tipos de Avaliação a aplicar na acção de formação:
Avaliação Inicial de Diagnóstico: No início da formação, será realizada uma avaliação de diagnóstico através de questões orais, com o objetivo de aferir as competências iniciais dos formandos. Os resultados desta avaliação não têm peso na avaliação final / verificação do aproveitamento.
Avaliação formativa (contínua) – (peso final de 30 %)
Feita ao longo das sessões através da observação dos formandos, pelo formador, incidindo sobre competências comportamentais, abrangendo os seguintes parâmetros:
Interesse;
Iniciativa;
Disponibilidade para aprender;
Espírito critico;
Clareza na comunicação;
Integração e Sociabilidade;
Assiduidade;
Pontualidade / cumprimento de prazos;
Capacidade de gestão comportamental
Avaliação sumativa (final) – (peso final de 70 %)
Feita no final do curso para verificar o desempenho alcançado pelos formandos nas competências técnicas decorrentes dos objetivos de aprendizagem do curso, usando o formador para tal um teste e um trabalho final realizado na fase final da formação.
A avaliação final é a soma de 30 % da avaliação formativa + 70 % da avaliação sumativa.
A nota final da Acção de formação, é constituída pela média da avaliação final expressa em termos quantitativos, numa escala de classificação de 0 a 20, convertível em Muito Insuficiente, Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
Para concluir o curso com aproveitamento / avaliação positiva, a nota final deve ser igual ou superior a 10 valores.
Outros momentos de avaliação:
Avaliação do processo formativo: todos os intervenientes (formandos e formadores) preenchem um inquérito de satisfação, incidindo sobre o curso, organização, recursos, apoio, etc.
O desempenho dos formadores é também avaliado em cada ação pela coordenação pedagógica.
Avaliação pós-formação: questionário enviado aos formandos passados 6 meses do final da formação para avaliar a eficácia da ação de formação.
Estes questionários serão posteriormente alvo de análise e utilizados para processos de melhoria contínua.
Apresentação multimédia para suporte do formador. Manual de conteúdos Máquina fotográfica formador e máquinas fotográficas de formandos. Objetos diversos para exercícios de fotografia.
Sala de formação no Sábio de Lago equipada para a formação, com mobiliário e equipamentos didáticos adequados (mesas, cadeiras, quadro, sistema de som e videoprojeção) Áreas interiores do Sábio de Lago e áreas exteriores (junto das instalações Sábio Lago) para atividades práticas.
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso frequentado, irão obter um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação) como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
Testemunhos
Um curso muito interessante com uma excelente profissional como formadora. Sempre muito disponível para ajudar no que quer que fosse. Tudo muito bem estruturado e organizado.
Ricardo Seixas
.
Adorei o curso e a formadora é incrível, foi sempre muito atenciosa e é bastante fácil de aprender e adquirir novos conhecimentos com as técnicas usadas. Recomendo imenso!