O Coaching de estudos é um treino específico para estudantes, uma forma de estudo personalizado. O objetivo é potenciar a motivação, o autoconhecimento, a tomada de decisão e, consequentemente, a melhoria da performance no processo de aprendizagem, transformando as fraquezas em forças e os receios em oportunidades.
Inspirar o indivíduo a realizar objetivos e sonhos. Através de um trabalho conduzido de forma positiva e motivadora. Ajuda a pessoa a ter mais clareza, a desenvolver competências e ultrapassar obstáculos (internos e externos), de modo a construir o caminho para a realização de seu objetivo.
Além de melhorar a qualidade dos estudos, o grande diferencial do coaching é o apoio psicológico. As questões emocionais são colocadas em pauta com o objetivo de facilitar o alcance das metas. O desafio é também descobrir estratégias eficazes à manutenção do comportamento de estudos, de forma a garantir uma aprendizagem de qualidade.
Destinatários
Destina-se a todos aqueles que tenham interesse em adquirir novas técnicas de aprendizagem. Estudantes de todos os ciclos de ensino.
A avaliação dos resultados da aprendizagem incide sobre o domínio dos objectivos e permite a certificação em função da confirmação dos saberes e dos desempenhos de cada participante, ao longo de todo o processo formativo. Tendo em conta o momento, o modelo preconiza três tipos de Avaliação a aplicar na acção de formação:
- Avaliação inicial – de diagnóstico - Avaliação formativa (contínua) – (peso final por módulo de 30%)
Com base nos parâmetros: 1. Interesse; 2. Iniciativa; 3. Disponibilidade para aprender; 4. Espírito critico; 5. Clareza na comunicação; 6. Integração e Sociabilidade; 7. Assiduidade; 8. Pontualidade; 9. Capacidade de gestão comportamental
- Avaliação Sumativa - (peso final por módulo de 70%), realiza-se através de um teste escrito e/ou trabalho prático realizado ao longo das sessões das sessões de formação.
A avaliação final é a soma de 30 % da avaliação formativa com 70% da avaliação sumativa.
A nota final da Acção de formação, é constituída pela média das avaliações finais modulares expressa em termos quantitativos, numa escala de classificação de 0 a 20, convertível em Muito Insuficiente, Insuficiente, Suficiente, Bom e Muito Bom.
Outros momentos de avaliação: - A avaliação do processo formativo:
Todos os intervenientes preenchem o questionário de satisfação relativamente ao desempenho do formador e à realização da formação, como também o formador avalia as condições de realização da formação e o grupo de formandos.
- Avaliação pós formação: Questionário enviado aos formandos passados 6 meses do final da formação para avaliar a eficácia da ação de formação.
Estes questionários serão posteriormente alvo de análise e utilizados para processos de melhoria contínua
Testemunhos
O curso foi muito útil e interessante. Formador muito acessível e prestável, esclarecendo todas as dúvidas com prontidão e rapidez. Obrigado
Vitor Miguel Lopes Machado
Fiscal Obras
A formação foi extremamente útil e prática. Obrigada.